terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mineirês

Mineiros, somos um "povo" engraçado.
Não gostamos que zoem nosso sotaque, dizemos que nem é tãaao assim cantado, mas quando alguém pergunta se somos de Minas, respondemos: "Uai, sô, cuméquecedescobriiiiuu????", tudo junto e cantaaaado....


Eu recebi tantos e-mails falando do mineirês, desde o do "Francumiu" até o do "Sotaque das Mineiras", que comecei a reparar como falo. 

E vou confessar: falo arrastado mesmo, engulo o final das palavras, emendo tudo!

Claro, se estou em uma situação formal, tento usar a linguagem formal e manter a dicção mais correta, neutra, mas naturalmente, no dia a dia, falo mineirês sim!

Uma das expressões do mineiro que mais me impressiona, pela capacidade de síntese (economia ou pãodurismo?) é a "op'ce've!", com exclamação mesmo.



O que significa o "ópsceve", ou , como perguntou um colega da minha irmã, que era de SP e veio para Minas: "o que significa essa sigla "OPCV"? que vocês tanto usam?"

Minha irmã olhou para o colega e perguntou, achando que era no contexto de empresa: "oi?" 

Cara, nós rimos demais depois.

Porque, ópsceve, é muito doido:

Ópsceve é a contração de "olhe para você ver".

Cara, é o jeito do mineiro de apontar o óbvio, e dizer ao interlocutor: "querid@, observe, preste atenção nos meus argumentos lúcidos e argutos, e veja como, ao final, você vai concordar comigo!"

Tudo isso, resumido em uma "sigla".

Depois que comecei a me assumir mineirinha, passei a adorar essa expressão! 
Sério, creio que ela sintetiza muito do jeito de ser de Minas (já vou deixar claro que não vou citar o Guimarães e nem o Drummond, ok? Quem sabe outro dia...)




O jeito de ser, "mei" conservador, mas querendo ser vanguarda.

Convicto do que fala, de suas razões, mas ponderado, tenta convencer o outro de que está certo pelos argumentos, para que, ao final, o discordante concorde... (não sou bem assim, sabe, eu sou meio explosiva, sabe... autoritária...)

Minha mãe, enrolando o famoso pão de queijo - o legítimo!


Econômico.... (tb não sou beem assim, sabem?)


E, verdade: Minas são montanhas, são vales e são rios.
Minas são muitas. Minas é o pão de queijo da minha mãe, e a roça do meu pai.


Caminho da roça

Tem lugar até para uma mineira que não queria ser, e para os que vem em busca de outras minas, esses novos bandeirantes intrépidos, que já chegam conquistando tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário