sexta-feira, 4 de junho de 2010

Inspiração ou cópia descarada?


"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" Lavoisier

Bem, na literatura também, pelo que parece.
Pois bem. Eu já havia tido essa experiência antes, com a Bridget Jones: o livro, apesar de legal (o primeiro, claro) é a versão "atualizada" de Orgulho e Preconceito.

Estive lendo "Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios", e logo em seguida, emendei o livro 2, "O Mar de Monstros".
Legalzinho, facinho, etc, já li piores.
Mas, além de sentir a tentativa de copiar Harry Potter, para nós, brasileiros, tem um outro livro que já se inspirou na Grécia Antiga, nos deuses e semideuses ou heróis, e me cativou durante a infância.
Alguém aí lembra?
Da série "O Sítio do Pica-Pau Amarelo"!
"Os doze trabalhos de Hércules"!!!!
Gente, eu era fascinada com a Grécia, e como havia lido toda a obra, mais de uma vez, inclusive, sempre impressionava os adultos com meu "profundo conhecimento" da Grécia Antiga... (graças à blblioteca da Ana, mãe do Diego, grande garoto!)
Era engraçado, como eu era fascinada com aquela época, como o Monteiro Lobato me transportava para a época de Ouro da civilização helenica... e como a Emília sempre tinha um comentário crítico sobre tudo! D. Benta vinha doutrinando, toda erudita, e a Emília viajava...


Harry Potter me lembra muito muito muito O Senhor dos Anéis.
E o Percy Jackson, que quer ser Harry Potter, é cópia de lendas gregas!
O primeiro livro me lembrou muito o Monteiro Lobato, porque foi inspirado nos doze trabalhos de Hércules, e meu primeiro contato com "o mundo grego", como já disse, foi através do sítio.
Tem o herói (filho de um dos "três grandes", Poseidon, assim como Hércules era filho de Zeus) enfrentando Fúrias,Minotauro, Quimera, Medusa, Cérbero (cão guardião dos portões do mundo inferior).
Me deu vontade de reler a Emília!!!
Já o segundo livro, O Mar de Monstros, inspira-se nas peripécias de Ulisses, aquele safado que ficou passeando por vinte anos, depois do fim da guerra de Tróia, enquanto a retardada da Penélope ficava em casa, tecendo sem parar, esperando ele voltar (a não ser que fiar seja uma metáfora para outra coisa, não faria o mesmo que ela jamais!!!).



Ia comprar os dois últimos no shopping hoje, mas resolvi comprar no Submarino, estavam com frete grátis, e custando metade do preço que paguei na Leitura, como sempre...
Agora, substituir Harry Potter? Não, não creio nisso não...

5 comentários:

  1. Gente, deu pau na formatação do post, ficou com um espaço maluco entre linhas, foi mal aí, ok?

    ResponderExcluir
  2. Quem leu harry potter e depois lê percy jackson sente até vergonha alheia pelo tal rick ryordan (n sei se é assim q se escreve). Além de ser uma cópia descarada de HP em que o autor muda penas o cenário da trama pq até as características das personagens são as mesmas o argumento do livro e a motivação das personagens é tosca.è como se um belo dia vc fosse acusado de roubo pq o seu tio (q vc n conhece) não vai com a cara do seu pai (que vc tb não conhece) e vc tivesse q se lançar numa busca épica para provar sua inocencia e de quebra salvar o mundo. ninguém merece se ainda fosse um plágio bem feito eu n falava nada mas nem isso é.

    ResponderExcluir
  3. Se for se levar pela sua linha de raciocínio a J.K. Rowling também copiou a mitologia. Não só grega, como nórdica, romana, egípicia e muitas outras. Cópia da Mitologia? Sério? Que argumento mais fraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara Paolinha.
      Isso não é um argumento. É uma opinião. E eu disse que o HP bebe de SdA, entre outras fontes.
      Opinião pessoal, por isso é um blog PESSOAL, de alguém que por acaso prefere Harry Potter a Percy Jackson.

      Excluir
  4. Se for se levar pela sua linha de raciocínio a J.K. Rowling também copiou a mitologia. Não só grega, como nórdica, romana, egípicia e muitas outras. Cópia da Mitologia? Sério? Que argumento mais fraco.

    ResponderExcluir