quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dia 3: o livro favorito da infância (Favorite book as a child)


Eu sempre que posso dou livros de presente para as crianças das minhas relações. Porque me lembro tão bem do bem que faz mergulhar em um mundo de fantasia, conhecer lugares, pessoas, épocas incríveis, personagens queridos, que vão nos acompanhar pela vida...
Um livro é um portal, um tapete mágico,  pó de pirlimpimpim, pó de flu, é vara de condão, é reino perdido e encontrado.
É o sol na tempestade, é a neve no deserto. É a campina gelada de Wisconsin trazida para o meio das Geraes, é a Inglaterra vitoriana em pleno século XXI.
É a Grécia antiga e todos os seus deuses e heróis. É a floresta tropical no meio da sala.
Um livro nas mãos de uma criança, é um jardim secreto, cheio de ninhos de pintassilgos, de ovos de passarinhos, seguros contra a ganância e a cobiça de meninos maus. É uma raposinha e um corvo domesticados, é uma ovelhinha bebê. É uma menina emburrada e zangada que aprende a diferença que faz um sorriso e aprende a gostar de si e dos outros. É um menino mimado e autoritário que queria morrer e decide viver para sempre.
É o antecessor do Menino do Dedo Verde de Druon, um camponês do Yorkshire, que ensina aos patrõezinhos o que é a vida, e através deles, ensina também aos adultos o que é estar bem na própria pele...
Por isso, meu livro favorito de quando criança é “O Jardim Secreto”, da Francis Hodgson Burnett. E vou confessar: ainda hoje gosto de reler e me deliciar. E voltar ao jardim secreto de uma infância feliz, cercada de amor, livros e bichos...

"Havia mesmo uma espécie de mágica com Dickon, como Mary acreditava. Quando ouviu o nome dele, o senhor Roach sorriu:
- Aquele ali ia se sentir em casa no palácio da rainha ou  no fundo de uma mina de carvão. E não é por falta de vergonha não. Aquele menino é maravilhoso."
Eu já escrevi sobre O Jardim Secreto e outros livros queridos da infância aqui.http://as-agruras-e-as-delicias.blogspot.com/2011/01/revolucao-em-mim-sobre-os-livros-da.html 


 *A Lu, a Marília e a Niara também estão participando da brincadeira. Checa lá!

Um comentário:

  1. Fiquei tão passada que comentei no FB e esqueci de comentar aqui. Que phynna você, lendo O Jardim Secreto na infância. Eu li e gosto, mas já era velhinha dos olhos quando encontrei...

    ResponderExcluir